Menu literário

Receitas especiais

Página 33 da ótima revista La Cucina Italiana

 

Estava folheando esses dias a ótima revista LA CUCINA ITALIANA (www.lacucinaitaliana.it). Abarrotada de ótimas receitas, a revista é um primor da gastronomia da bota. Destaco uma receita de Elisabetta Bolladello (página 33) o BIGOLI DEL FORNER, uma deliciosa massa com filetes de salmão, azeite extra virgem, maçãs e um toque interessante de Calvados (aquele fantástico destilado de maçãs).

 

 

 

 

Dona Lucinha relança o livro com história e receitas da cozinha mineira, agora pela Larousse

Dona Lucinha lançou “A História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, bela e fundamental obra que escreveu ao lado da filha, a historiadora Márcia Clementino Nunes, com belíssimas fotos feitas por Miguel Aun. Editado agora pela Larousse, o livro (176 páginas, R$ 84,90), resultado de longos anos dedicados à reflexão e à pesquisa da típica cozinha mineira, vem com as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Registra e resgata valiosas informações de uma rica cultura oral, das tradições, da fazenda e da tropa, de hábitos e costumes gerados nos primeiros tempos das Minas do Ouro e do Diamante.

Dividido em capítulos como origens do Sêrro e caminhos de abastecimento; abrir baús para preservar sabores; em busca das origens; o pão da terra, o ouro em penca e o mel de cana; a evolução dos fogões e o aprimoramento das receitas; a cozinha da fazenda; do embornal e das andanças; diversidade, abundância e harmonia; e a compreensão da síntese, o livro traz as saborosas receitas de pratos, doces, licores e outras delícias típicas com detalhamento dos ingredientes e sua origem. O livro desvenda o segredo de tesouros como pão de queijo, mandioca assada no borralho, farinha de mandioca, mandioca com melado, pão de mandioca, biscoito de bagageiro, biscoito de goma, jucuba ou tiborna, chá de fubá, farinha torrada, angu lavado, fubá suado, pastel de angu, broa de fubá, mingau de fubá, broa de fubá de canjica, angu doce , mingau de milho verde, bolo de milho verde, canjica temperada, cuscuz, pé de moleque, melado de garapa, doce de mamão com rapadura, queimadinho, quentão, biscoito de pilão, cachaça, sabão de pão, sal com alho – tempero caseiro à moda de Minas, urucum, feijoada, arroz-doce, gemada, fios de ovos, amor em pedaços, doce de cidra, ambrosia, miscelânea , espera-marido, zezé leone, licor de jabuticaba, licor de folha de figo, geléia de pitanga, feijão tropeiro, lombo de panela, vaca atolada, feijão-bago-bago, angu de escravo, couve, molho de banana-da-terra, suã de porco com mamão verde, pirão de farinha de mandioca, ioiô-com-iaiá, rabada com agrião d’água, tutu “bebo”, abobrinha d’água com bacalhau e quiabo, canjiquinha com costelinha, costelinha com ora-pro-nóbis, suflê de mandioca, xarope de casca de banana, chá de capim-cidreira e folha de laranja-da-terra, frango com quiabo, frango ao molho pardo e queijo caseiro.

 “Gosto muito da frase do Raul Lody, que cito no início do livro: ‘Depois do idioma, a comida é o mais importante elo entre o homem e a cultura’”, diz Dona Lucinha. E acrescenta: “Registrar em livro o fruto das minhas reflexões e experiências culinárias é, para mim, um desafio imenso. Toda a formação acadêmica que possuo é a de ter sido professora primária. Fiz mesmo foi a faculdade da vida. Da observação, das perguntas sem fim, do respeito e da curiosidade pelos conhecimentos dos ancestrais guardados nos hábitos e na memória dos velhos da minha terra – e até da pura intuição – é que fui criando meus conceitos e minhas certezas”.

           

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: