Literatura gastronômica em alta

26 set

Como o assunto anda em voga e virou moda, a gastronomia vem ganhando espaço no mercado editorial com nuances variadas, que vão desde livros técnicos à ficção, crônicas e paródias

CYNTHIA PASTOR
cpastor@jornaldacomunidade.com.br

Mark Crick é um fotógrafo inquieto, que escreve, ilustra e vive em Londres. Dono de uma criatividade especialíssima, Crick lançou, para o absoluto deleite dos amantes dos escritos gastronômicos e culinários, um livro que apresenta 14 receitas únicas e baseadas no estilo literário de autores, como Franz Kafka,Gabriel Garcia Márquez, Raymond Chandler, Virginia Woolf, Jorge Luis Borges, Harold Pinter, Homero, entre outros. Intitulada como A Sopa de Kafka – Uma história completa da literatura mundial em 14 receitas, a obra nos passa a nítida impressão de estarmos jantando com um dos autores e saboreando alguma receita especial a seu lado. Afinal, quem não gostaria de provar um Coq au Vin com Garcia Márquez, uma sopa de missô com Kafka ou um Clafoutis Grandmère, cuja receita é explicada minuciosamente por Virginia Woolf?

Cada texto é aberto com a receita completa de um prato seguida pela ótima paródia lítero-gastronômica de Mark Crick. Alguns trechos, como este a seguir, impressionam pela lembrança do estilo, neste caso de Virginia Woolf: “Ela colocou as cerejas em um prato untado e olhou pela janela. As crianças corriam pelo gramado, e Nicholas já estava nas moitas de lírios-tocha, virando-se para esperar pelos outros. Lembrando-se das cerejas que não seriam desencaroçadas, bolinhas vermelhas sobre o branco, tão alegres e iluminadas, a casca difícil e invisível, compadecida ela pensou na sra. Sorley, aquela pobre mulher sem marido e com tantas bocas para alimentar…”. O livro foi traduzido e publicado pela editora Argumento, e o título original em inglês é Kafka’s Soup.

Obras técnicas e históricas

Entre as novidades técnicas, com toques antropológicos de identidade cultural, o livro Escolhas e impactos – Gastronomia funcional, da editora Loyola, será lançado esta semana em São Paulo pela nutricionista Gisela Savioli, que elaborou a obra juntamente com o chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô.

Baseado no conceito específico da gastronomia orgânica e funcional, mas que também mostra a alimentação como um pilar da identidade cultural de grupos sociais, o livro tem o intuito de auxiliar, na prática, mudanças de hábitos alimentares, e mostra o quanto as escolhas alimentares têm um impacto sobre a saúde. O chef Renato Caleffi explica, por exemplo, que, para ele, trabalhar com alimentos orgânicos significa estimular o trabalhador rural, melhorar as condições do planeta e proporcionar às pessoas o consumo de alimentos livres de pesticidas e contaminantes. Segundo Gisela Savioli, não se trata apenas de um livro, é também um acréscimo à saúde pública, e as sugestões apresentadas aliam a qualidade dos pratos com a riqueza de sabores e a segurança alimentar.

Já a editora Senac lançou o ótimo Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia, da jornalista e pesquisadora Roberta Saldanha, também autora da publicação Dicionário Tradutor de Gastronomia, com termos técnicos, modos de preparo e inúmeros procedimentos culinários. A obra foi redigida em seis línguas e dividida em 32 categorias. Sua obra atual versa sobre a origem de inúmeros pratos e ingredientes, e sua utilização pelo mundo. O livro é dividido em temas, como azeites, banquetes, aves e caças, bebidas, e destaca também alguns aspectos inusitados e históricos sobre certos ingredientes, como é o caso da batata e do tomate, que já foram considerados, em certa época, como venenosos. A alcachofra também já foi motivo de polêmica, um dia proibida na Itália por ser considerada afrodisíaca. Boa leitura!

PETISCOS

DOIS ANOS DE CASA
O 4 Doze Bistrô (412 Sul) está em clima de festa. O charmoso restaurante comemora, no dia 7 de outubro, dois anos de sucesso. Mas, no aniversário da casa, quem ganha o presente é o cliente. Para entrar no clima, o mimo faz alusão ao nome da casa (4 Doze). A brincadeira é a seguinte: nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro a casa oferece, no almoço e jantar, quatro pratos, uma opção a cada dia, por R$ 12. Entre as receitas estão: risoto de carne -seca, frango à indiana acompanhado de arroz branco e chips de mandioca e fettuccine ao molho de salmão.

RECEITAS NORDESTINAS
A campanha “Azeite sua Vida” apresenta uma parceria especial com o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, especializado em comidas tipicamente nordestinas. O sucesso dessa dupla resultou num e-book exclusivo com saborosas receitas da culinária sertaneja. O peixe amazônico pirarucu assado com cuscuz de farinha d’água, e vinagrete de feijão fradinho e queijo-de-coalho são algumas das receitas elaboradas pelo chef. O e-book está disponível para download gratuito pelo site: http://www.azeite.com.br.

PROMOÇÕES ESPECIAIS
A Belini Pães & Gastronomia (113 Sul) oferece duas promoções: todas as segundas-feiras, o buffet de almoço servido na varanda sai por R$ 23,90 (por pessoa). O buffet é composto por pratos quentes, massas, saladas e sobremesas. Diferentes iguarias são servidas diariamente, entre elas, o nhoque ao molho de salmão e abobrinha, steak au poivre, etc. Às terças-feiras, a partir das 18h, os clientes que pedirem pizzas e crepes (individuais) à la carte ganham 15% de desconto.

DEGUSTAÇÃO ON-LINE
A Miolo Wine Group participa, no dia 26 de setembro, às 20h, da degustação on-line do Winebar, projeto que promove eventos virtuais para blogueiros do país inteiro. A novidade desta edição é que os consumidores também poderão participar pelo Facebook (www.facebook.com/winebarlive) ou pelo sitewww.winebar.com.br. Serão provados os vinhos RAR Viognier 2010 (Campos de Cima da Serra do RS) e o Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008 (Região da Campanha do RS), duas safras novas que já estão no mercado. O enólogo português da Miolo, Miguel Almeida, conduzirá a degustação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: