Japa com sotaque francês

13 maio

À frente do Nippon Restaurante (403 Sul) há mais de 30 anos, Jun Ito tornou-se sinônimo de excelência gourmet. Toda a disciplina nipônica aplicada na casa que se estende aos ingredientes corretos, serviço e receitas bem elaboradas, agora, ganhou mais um endereço.

Ito acaba de abrir as portas do Nippon Gourmet (207 Sul), provavelmente levando em conta o termo de ascendência francesa, que evoca a ideia cultural associada às artes culinárias reservadas aos paladares mais qualitativos e com produtos autênticos. Nessa perspectiva, o que se encontra ali é um espaço gastronômico que reúne no mesmo lugar uma padaria com sotaque francês de onde brotam fumegantes croissants e pães, uma frutaria onde se pode saborear do básico às exóticas e suculentas pitayas (originárias do México tropical), uma confeitaria, além de uma área dedicada à delicatessen com produtos importados finos, queijos, temperos, etc. O empresário ainda está esperando uma grande encomenda e promete expor, em breve, mais produtos importados como foie gras, geleias especiais, embutidos, chocolates e vinhos de Bordeaux, da Toscana e do Alentejo.

A padaria é comandada pelo boulanger francês Andre Garcia. Além dos pães, a pâtisserie tem inúmeras opções adocicadas Entre os destaques da padaria e confeitaria comandada por Andre Garcia está a câtelet, uma mousse de chocolate amargo, com pedaços de caramelo e biscuit de amêndoa. Já a Val de Loire, é uma tartelette com creme leve e frutas como manga e abacaxi. Por fim, experimente a merveille, uma mousse de frutas vermelhas com biscuit de chocolate.

Bistrô Zen
Subindo as escadas chega-se ao Nippon Bistrô. Pequeno, aconchegante, ideal para um petit comité de amigos, o ambiente propõe uma tranquilidade quase zen para que se tenha tempo de apreciar um bom vinho ou espumante com as ótimas entradas que a casa propõe. Jun Ito não poderia deixar de lado suas raízes, por isso vale experimentar duas saborosas sugestões: o carpaccio de atum regado com molho de soja, azeite e um suave toque de limão siciliano e o sashimi de salmão semi-grelhado com cogumelos shiimeji e shiitake. Esse último é receita exclusiva da casa.

Ito diz que a proposta do bistrô é justamente manter o ambiente com poucos lugares para que se tenha um atendimento realmente personalizado. Na cozinha um experiente sushiman comanda a parte nipônica do cardápio que está sendo inserida aos poucos. E o experiente cozinheiro, Manoel Fecundo capitaneia as receitas francesas e internacionais que são ali servidas.

O filé café de Paris é uma ótima pedidaEntre os destaques o indefectível filé café de Paris (filé alto com molho de manteiga e ervas acompanhado de batata sauté e legumes). Ainda no que tange aos filés, há opções como o tradicional filé au poivre, o filé marchand de vin e o medalhão sauce béarnaise.

Para os que não abrem mão dos pescados, duas boas sugestões são o Saint Pierre la belle meunière (filé de tilápia ao molho de champignons com alcaparras) e o salmão tropical (peixe grelhado acompanhado de talharim). E para aqueles que desejam uma refeição mais rápida, cinco tipos de omeletes, oito sanduíches e dez saladas são boas pedidas. Destaca-se, no menu, a salada verde com magret (peito de pato fatiado).

Brunch especial

Brito JúniorAos domingos a casa oferece um brunch, que tem início às nove da manhã e segue até o meio-dia. Ao custo individual de R$ 27,90, o comensal terá à disposição mais de 20 itens como pães franceses da casa, omeletes, ovos mexidos com champignon e parmesão, croque monsieur, quiches, pastas, frios, sucos, vitaminas, cafés, chocolates, entre outros.

De terça a sábado, das 8h às 11h, o Nippon Gourmet também serve café da manhã, com suco do dia, café, chocolate, chás, pães, torradas, frios, salada de frutas, entre outros

Publicado no Jornal da Comunidade (Comunidade VIP)

http://comunidadevip.maiscomunidade.com/conteudo/2010-05-08/gastronomia/56091/PRAZERES-DA-MESA-GOURMET.pnhtml/PRAZERES+DA+MESA+GOURMET.pnhtml

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: